Esses pontos não podem ser obstruídos com concreto ou pavers, pois dificultam o o em caso de desobstrução da rede
O Samae de Jaraguá do Sul orienta a população para não cobrir ou bloquear o Terminal de Inspeção de Limpeza (TIL), mais conhecido como “ponto de espera de esgoto”, instalado nas calçadas. Esses pontos, muitas vezes, são obstruídos com concreto, pavers ou outros materiais, dificultando o o para que os técnicos da autarquia realizem vistorias ou, quando necessário, façam a desobstrução da rede coletora de esgoto sanitário.
O assessor de apoio técnico do Samae, Vitor Hugo Burgardt, explica que “se o ponto de espera de esgoto estiver bloqueado, os técnicos terão dificuldades em localizar e ar o ponto. Caso o ponto esteja obstruído, também não será possível a desobstrução da rede sem danificar a calçada, o que pode acarretar o retorno dos dejetos para dentro das edificações. Por isso, é fundamental que esses pontos estejam sempre visíveis, íveis e nivelados com a calçada”.
Os pontos de espera são projetados para facilitar o o rápido e fácil ao sistema de esgoto para eventuais manutenções, inspeções, reparos e novas ligações. Em caso de dúvidas, ao construir ou reformar a calçada, os munícipes devem entrar em contato com o Samae pelo número no 2106-9100 (fixo e WhatsApp).


